Aconteceu no último sábado, dia 9, na Fazenda Tupi, o Dia de Campo da Abacafé em parceria com a Timac Agro. O evento contou com a presença de produtores, consultores e empresas parceiras da Abacafé.

Foram apresentadas duas palestras que abordaram assuntos referentes ao campo de produção cafeeira da Fazenda Tupi e também sobre novas tecnologias trazidas pela Timac Agro. O consultor técnico e também presidente da Abacafé, Marcos Pimenta, foi o primeiro a falar sobre as pesquisas e experimentos feitos no cafezal da fazenda. Sua palestra abordou um breve resumo sobre a cultura do café no oeste da Bahia e questões sobre o manejo geral da plantação na propriedade e pesquisas, tais como o trabalho de controle do bicho-mineiro testando diferentes volumes de calda que vem sendo realizado por um doutorando da UESB.

A Timac Agro colocou em pauta sua mais nova tecnologia, o Sulfammo MeTA, um fertilizante nitrogenado que se mostrou eficiente mesmo em condições de altas temperaturas, como no caso do oeste da Bahia. “Ele é indicado para as culturas que demandam nitrogênio, como o café, e foi desenvolvido para maximizar o aproveitamento do nitrogênio pelas plantas”, disse William Oliveira,consultor da Timac Agro.

abacafe_diadecampo_willian_timacagro

O principal ponto levantado sobre o Sulfammo MeTA é que ele possibilita complexar uma matriz mineral e uma orgânica, formando uma dupla membrana de proteção em um único grânulo, além de proporcionar menores perdas por lixiviação e volatilização. A tecnologia ainda atua na liberação gradual do nitrogênio e trabalha de maneira que o solo não sofra acidificação.

Os produtores e consultores que estavam presentes no dia de campo mostraram uma aceitação muito positiva em relação à tecnologia apresentada. José do Espírito Santo é consultor e disse já conhecer o produto. “Nota-se que é um produto que cai muito bem nos nossos programas de adubação já que ele não interfere na saturação de bases e no pH da planta. Futuramente esta tecnologia pode vir a dar mais sustentabilidade ao nosso negócio”, disse.

Um dos produtores que estavam presentes no evento é Luiz Berlatto, produtor de café, soja e milho da Fazenda Carvalho, situada em São Desidério. Na região já há 32 anos, Luiz também diz já conhecer o produto e acredita que o dia de campo e a apresentação da nova tecnologia foram de grande importância para todos. “É importante participarmos para ouvir novas opiniões e tentar introduzir no nosso dia a dia tudo o que é passado aqui”, completou o produtor.

A Fazenda Tupi, situada em São Desidério, é de propriedade dos irmãos Uemura, associados da Abacafé. Ricardo Uemura acredita de forma positiva nos trabalhos realizados nos cafezais. “É muito gratificante poder compartilhar nossa experiência aqui e poder mostrar tudo o que vem sendo feito. Esta tecnologia apresentada aqui hoje veio para somar e aumentar os benefícios em relação à redução de custos, à satisfação do manejo da lavoura, entre outros assuntos”, disse Ricardo.

abacafe_diadecampo_lem_saodesiderio

De um modo geral, o dia de campo foi realizado com a intenção de ajudar aos produtores e consultores em relação ao principal assunto proposto: o manejo nutricional. Marcos Pimenta, presidente da Abacafé e também consultor técnico, acredita que o objetivo foi alcançado. “A melhor resposta para os questionamentos de todos os que debatem tais assuntos conosco é vir até o campo e ver no pé de café o resultado de todos os produtos e pesquisas. Nosso dia de campo foi excepcional, pois conseguimos debater, demonstrar e trocar informações de uma forma enriquecedora”, concluiu Pimenta